Ex-general investigado por fuga de informação sobre ciberataque

Ex-general investigado por fuga de informação sobre ciberataque

Um general na reserva e antigo subchefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas dos Estados Unidos está a ser investigado por fuga de informação classificada sobre um ciberataque contra o Irão, em 2010, noticiou, esta quinta-feira, a NBC.

A cadeia televisiva, que cita fontes judiciais não identificadas, relatou que o general na reserva James Cartwright, 63 anos, está a ser investigado por ter alegadamente divulgado detalhes sobre um ataque dos Estados Unidos contra a rede de instalações nucleares do Irão com um vírus informático chamado Stuxnet.

Em Junho de 2012, o diário The New York Times publicou que James Cartwright, que foi subchefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas dos Estados Unidos entre 2007 e 2011, concebeu e dirigiu a operação cibernética, com o nome de código “Jogos Olímpicos”, durante a presidência de George W. Bush.

O actual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou o aumento destes sofisticados ataques com o objectivo de impedir Teerão de desenvolver uma arma nuclear, de acordo com o mesmo jornal.

Essa série de ciberataques norte-americanos contra aquele país, ocorrida pouco depois de o vírus Stuxnet ter sido detectado em todo o mundo, pôs temporariamente fora de serviço cerca de 1.000 das 5.000 centrifugadoras que o Irão estava a utilizar para enriquecer urânio.

No âmbito da investigação sobre a origem da fuga de informações, o FBI centrou-se primeiro na Casa Branca, mas no final do ano passado, esta levou-o a James Cartwright, segundo a NBC.