Segunda volta entre Rousseff e Neves

Segunda volta entre Rousseff e Neves

“A luta continua”. Foi esta a proclamação de Dilma Rousseff, na hora de celebrar vitória na primeira volta das eleições brasileiras, recuperando uma expressão dos tempos da luta armada contra a ditadura militar para garantir que tudo fará para assegurar a reeleição.

A votação decisiva vai realizar-se a 26 de Outubro entre Dilma Rousseff, a Presidente recandidata, e Aécio Neves, candidato do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB).

A grande surpresa da noite foi o resultado de Aécio , com 33% dos votos. O candidato do PSDB disse que “a vitória foi da mudança”, lembrando que a maioria dos votos foi entregue à oposição.

“Vamos continuar unidos para conseguir vencer as eleições na segunda volta e darmos aos brasileiros um governo honrado, digno e eficiente”, disse no seu discurso, que também foi de vitória, apesar da ser o segundo classificado.

Agora, já a pensar na segunda volta, PT e PSDB já “namoram” Marina Silva e os seus mais de 20 milhões de votos, que podem decidir a eleição.

Esta segunda-feira, a candidata ambientalista que ficou fora da corrida, com o terceiro resultado, deu a entender que pode manifestar apoio ao candidato Aécio Neves.

Aécio Neves foi o mais votado no universo de mais de 10 mil eleitores brasileiros em território português.

O candidato social-democrata obteve 38,43%, enquanto a actual Presidente Dilma Rousseff, conseguiu 28,20%, pouco mais do que Marina Silva com 28,06%.

A Presidente recandidata teve cerca de 41% dos votos e vai voltar a disputar o cargo com Aécio Neves, o segundo mais votado, com um terço dos votos dos brasileiros. Marina foi a desilusão: terceira mais votada, com pouco mais de 20%.