Aécio tem 46% e Dilma, 44%

Aécio tem 46% e Dilma, 44%

Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados, com vantagem numérica do tucano dentro da margem de erro, na primeira rodada de pesquisas do Datafolha e do Ibope sobre o segundo turno da eleição presidencial. Se considerado o total de votos, tanto no Ibope como no Datafolha, Aécio tem 46% e Dilma, 44%. Já em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%.

O resultado indica uma continuidade da tendência de crescimento da arrancada de Aécio, que, por mais de um mês, ficou em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto do primeiro turno, atrás de Dilma e de Marina Silva (PSDB). O tucano só ultrapassou numericamente Marina e conquistou o segundo lugar nos levantamentos divulgados no último sábado, véspera do primeiro turno. A apuração do primeiro turno da eleição mostrou a petista em primeiro, com 42% dos votos válidos. Aécio ficou em segundo, com 34%, e Marina foi a terceira, com 21%.

Na contabilização dos votos válidos, que é a mesma utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na divulgação do resultado da eleição, são excluídos os eleitores que votam em branco ou nulo e os que estão indecisos.

Há diferença nos institutos apenas em relações aos eleitores sem candidato. Pelo Ibope, o percentual dos que votam em branco ou nulo é de 6%; e o índice dos que não sabem, de 4%. No Datafolha, o total de votos em branco e nulos é de 4%; e de indecisos, 6%.

A pesquisa do Ibope, contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, foi realizada entre terça-feira e quarta-feira. Foram entrevistadas 3.010 pessoas. O nível de confiança estimado é de 95%; e a margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-01071/2014. A pesquisa Datafolha, contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, também tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, realizado entre quarta-feira e ontem, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral BR-01068/2014. Foram entrevistadas 2.884 pessoas.