Mas um debate anima eleitorado barsileiro

Mas um debate anima eleitorado barsileiro

Um dia após o debate mais tenso da eleição presidencial, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) atribuíram um ao outro a iniciativa dos ataques pessoais na discussão, mas prometeram manter o tom elevado se provocados.

No debate no SBT, Dilma fustigou Aécio ao afirmar que nunca empregara parentes e perguntar ao tucano se podia dizer o mesmo. Aécio rebateu, acusando o irmão da presidente de ter sido funcionário fantasma na prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Fernando Pimentel (PT).

Ontem à tarde, em discurso em Curitiba, Dilma disse que o PT “não é de briga”, mas sabe reagir quando provocado.

“Não somos de briga, mas quando nos desafiam a gente encara uma boa briga” disse a petista.

Mais cedo, em Florianópolis, Dilma reforçou que não pretende mudar o tom adoptado nos últimos debates contra seu adversário. Questionada sobre o tom agressivo do encontro no SBT, a petista se defendeu, dizendo que foi atacada primeiro:

“Eu não estou levando (as discussões) para esse rumo. Eu fui levada a esse rumo”.

A presidente falou que não fugirá de temas em debates quando provocada pelo adversário:

“ Não posso me furtar ao debate que vier porque sou candidata. Não posso usar nenhum artifício e fugir das discussões”.

Em Salvador, Aécio mostrou muita indignação com os ataques pessoais da adversária, mas, de acordo com relatos de aliados, estava aliviado e “de alma lavada” por ter conseguido reagir à altura e empolgar os correligionários.

Aécio disse estar preparado para novo frente a frente já tem um arsenal para contra-atacar, mostrando, por exemplo, que a presidente Dilma transgrediu regras de trânsito ao carregar o neto Gabriel no colo, ao invés de colocá-lo na cadeirinha de bebê.

“Eles continuarão mostrando que não têm limites. Vamos para o combate também. Com medo de ser derrotada, a presidente Dilma permitiu que levassem a campanha para um nível de calúnias inédito. A presidente perdeu a mão. Não só no debate, mas em toda campanha. Eles acharam que acertaram na desconstrução de Marina e tentaram repetir comigo. Comigo não” disse Aécio.