Polícia considerado inocente de matar dois negros nos Estados Unidos

Polícia considerado inocente de matar dois negros nos Estados Unidos

Um polícia branco de Cleveland foi considerado inocente por um juiz. O agente matou duas pessoas negras em 2012.

O juiz John O`Donnell referiu que Michael Brelo, de 31 anos, actuou de forma razoável ao disparar contra dois suspeitos que lhe cercavam o carro numa zona afastada. Os disparos foram feitos pelo vidro do carro. Brelo foi por isso absolvido dos crimes de homicídio involuntário e ataque agravado.

O juiz defendeu que Brelo estava a actuar “em condições difíceis mesmo para agentes muito experientes. Ele estava num local estranho, à noite, num locais onde se ouviam tiros e sirenes [decorria uma perseguição policial]. Não disparou com rapidez contra uma pessoa que estava claramente desarmada ou contra uma pessoa que ia a fugir”.

A seguir à decisão do tribunal, uma pequena multidão protestou gritando: “não há justiça, não há paz”.

O julgamento do agente Michael Brelo, que matou Malissa Williams e Timothy Russell, começou a 6 de Abril.

Malissa Williams foi atingida 23 vezes e Timothy Russell 24. Não foi encontrada nenhuma arma dentro ou junto da viatura em que seguiam.

Este é mais um caso que está a levantar polémica nos Estados Unidos por voltar a colocar frente a frente um agente branco com vítimas negras.

Há poucos dias um outro polícia de Cleveland matou Tamir Rice, um rapaz de 12 anos, que tinha uma pistola de brincar. O caso ainda está a ser investigado.

Outros casos levaram a grandes manifestações nos Estados Unidos, nomeadamente depois do que aconteceu em Baltimore e Ferguson em que dois cidadãos negros desarmados foram mortos por polícias.