Autoridades do México mostram fuga de "El Chapo"

Autoridades do México mostram fuga de

O Governo do México deu a conhecer um vídeo que mostra o momento exato da evasão do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, da prisão de alta segurança Altiplano I, ocorrida no passado fim de semana.

No vídeo, apresentado aos órgãos de comunicação social pelo chefe da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, pode ver-se "El Chapo" a caminhar de um lado para o outro na sua cela, a sentar-se na cama para trocar de calçado e, por fim, a agachar-se na zona do duche, tapada por um muro. Depois de voltar a baixar-se na área do chuveiro nunca mais volta a aparecer.

"O material que acabam de visualizar foi captado pela câmara de vigilância no interior da cela onde se encontrava. O comportamento do detido no dia dos factos era, até esse momento, rotineiro, natural para um recluso que passa longas horas dentro da sua cela", disse Monte Alejandro Rubido, aos jornalistas.

Além disso, assinalou, como se pode observar, há dois "pontos cegos" para a câmara na cela, com o objetivo de "permitir a privacidade na zona sanitária e na de chuveiros".

O túnel pelo qual se deu a fuga desembocava atrás do chuveiro, pelo que não foi possível detetar uma ação fora do comum por parte do recluso nos momentos que antecederam a fuga, explicou o mesmo responsável.