Primeira-dama da Venezuela se candidata à Assembleia Nacional

Primeira-dama da Venezuela se candidata à Assembleia Nacional

A primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, liderará a lista de candidatos do chavismo nas eleições legislativas de dezembro, anunciou nesta segunda-feira o presidente Nicolás Maduro. Ex-presidente da Assembleia Nacional e ex-procuradora-geral do país, ela voltará a disputar o pleito pelo estado natal de Cojedes, a oeste de Caracas.

- Cilia me consultou e eu disse ‘Você é livre para ir à batalha porque tem sua própria liderança, seu próprio espaço e aqui não há machism oque vá te limitar’. Ela meditou muito sobre a decisão, e isto me parece muito bom, porque precisamos nos fazer presentes nas ruas com o povo, ouvindo, amando e abraçando-o.

Aos 62 anos, Cilia fez parte do grupo de advogados que defendeu Hugo Chávez quando ele foi preso ao tentar um golpe em 1992. Com o chavismo, ela alcançou algumas das posições mais fortes do governo, e tem até seu próprio programa de televisão oficialista. Ela se diz “primeira-combatente” do país.

Artistas, esportistas e ex-ministros já apresentaram suas candidaturas para o 6 de dezembro, como o esgrimista Rubén Limardo, medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2012. A maior parte está com Maduro, que tem apelado por nomes de peso para tentar revertar o péssimo desempenho indicado por pesquisas independentes.

A oposição acusa o governo de tentar manobras para garantir a vitória da maioria no Parlamento, e pede observadores internacionais.