Prédios e escolas permanecem fechados em Washington após nevasca

Prédios e escolas permanecem fechados em Washington após nevasca

Os Estados Unidos começaram a voltar à normalidade após a forte nevasca provocada pela tempestade Jonas, que deixou pelo menos 29 mortos e paralisou várias cidades no Leste do país. Já enfraquecida, a nevasca dirigiu-se para o Oceano Atlântico. Em Washington, prédios dos governos federais, estaduais e municipais permanecerão fechados nesta segunda-feira, e o sistema de metrô retomará o serviço parcialmente. Escolas e faculdades também disseram que não iriam abrir as suas portas na capital.

Apelidada de "Snowzilla" (mistura de "snow", neve em inglês, com o nome do monstro do cinema "Godzilla"), a tempestade afetou cerca de 85 milhões de pessoas, e 300 mil ficaram sem energia. Muitos moradores da Costa Leste passaram o domingo desenterrando seus carros e limpando as vias de neve que atingiram cerca de 91 cm em cinco estados.

As mortes resultaram de acidentes de carro, envenenamento por monóxido de carbono e ataques cardíacos sofridos na tentativa de remover a neve das ruas.

Membros do Congresso ganharam uma semana de folga na capital, e a Câmara, que deveria retomar suas votações na terça-feira, permanecerá fechada até o dia 1º de fevereiro.

As autoridades insistem que a população só volte às ruas após o fim da retirada da neve que se acumulou em onze estados. No domingo, 3.500 voos ainda foram cancelados no país. E dois voos da American Airlines que sairiam à noite do Rio e de São Paulo para Nova York não decolaram.