Maioria dos senadores já declarou voto a favor do impeachment

Maioria dos senadores já declarou voto a favor do impeachment

A maioria dos senadores brasileiros já anunciou a intenção de votar favoravelmente à destituição de Dilma Rousseff. As declarações ainda decorrem. A sessão do senado dura já há mais de 18 horas.

Antes mesmo da votação no plenário, que só deve ser iniciada esta quinta-feira de manhã, a maioria dos senadores já se manifestou oficialmente a favor da abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff. O procedimento já tem os votos necessários para ser instaurado na Casa.

De acordo com “O Globo”, dos 71 parlamentares inscritos para discursar, 39 declararam que vão votar a favor da instauração. Com a indicação do senador António Anastasia (PSDB-MG), relator na comissão especial, chega a 40 o número de manifestações a favor do afastamento de Dilma, o que corresponde à metade mais um do total de 78 senadores que compõem o quórum do Senado nesta sessão.

Caso seja aprovado, a presidente será processada por crime de responsabilidade, ficará afastada de funções por até 180 dias, e o vice-presidente, Michel Temer, assumirá o cargo. Se o processo for rejeitado, Dilma permanecerá na Presidência.