Igreja Católica na Colômbia felicita presidente Juan Manuel Santos

Igreja Católica na Colômbia felicita presidente Juan Manuel Santos

A Igreja Católica na Colômbia manifestou hoje a sua alegria pela atribuição do Prémio Nobel da Paz 2016 ao presidente da República daquele país, felicitando Juan Manuel Santos e desejando que este galardão sirva para alavancar ainda mais o processo de paz em curso.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o presidente da Conferência Episcopal Colombiana diz estar “muito feliz" com este prémio, "como estão felizes todos os colombianos”.

Dom Luís Augusto Castro destaca ainda que o prémio reconhece “o esforço” de Juan Manuel Santos e “é um impulso para o processo de paz” na Colômbia.

“Que este prémio mova também os que estão a dialogar, neste momento, para encontrar uma solução rápida e que possamos avançar com este processo”, escreve aquele responsável católico.

“É preciso pôr fim a esta questão sem colocar tantos obstáculos”, observa ainda o também arcebispo de Tunja.

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao presidente da Colômbia pelo contributo a favor do fim da guerra civil naquele país, com o acordo de paz entre o Governo e as FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – alcançado a 27 de Setembro.

O Comité Nobel norueguês enalteceu a forma determinada como Juan Manuel Santos encarou as conversações de paz, que permitiram encerrar um capítulo negro da história colombiana, que se prolongou durante os últimos 50 anos e que causou ainda pelo menos seis milhões de deslocados.

Por sua vez, o presidente da Colômbia agradeceu “infinitamente de todo o coração” a distinção que não recebe em seu nome mas “em nome de todos os colombianos, especialmente os milhões de vítimas deixadas por este conflito”.

“Colombianos, este prémio é vosso”, declarou Juan Manuel Santos.

O Nobel da Paz 2016 apelou à reconciliação e união “para completar esse processo e começar a construir uma paz estável e duradoura” e referiu que recebe o prémio como “um mandato para continuar a trabalhar incansavelmente pela paz”.

“Graças a Deus, a paz está próxima. A paz é possível e que é tempo de paz. Juntos, juntos como uma nação, nós vamos construí-lo. Convido todos a unir forças, nossas mentes, nossos corações, neste grande propósito nacional para que todos possam ganhar o prémio mais importante: a paz na Colômbia”, acrescentou Juan Manuel Santos, no site da Presidência da Colômbia.

De recordar que o Papa Francisco já revelou a intenção de visitar a Colômbia em 2017 e tinha colocado como condição a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e os guerrilheiros das FARC; As declarações aos jornalistas aconteceram no voo para Cuba e México, a 12 de Fevereiro.