“É preciso criar uma cultura contra a corrupção” afirma Arcebispo do Rio

“É preciso criar uma cultura contra a corrupção” afirma Arcebispo do Rio

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Orani Tempesta referiu que o momento actual do Brasil requer “discussão e aprofundamento”, depois do rebentar de casos como os da ‘Operação Lava Jato’ e da deposição da anterior presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Numa altura em que estão em discussão as medidas a implementar contra a corrupção, o responsável católico frisa que “sem dúvida a legislação é importante e necessária” mas no entanto é fundamental “antes de mais nada criar uma cultura contra a corrupção” e apostar numa “educação” para os “valores”.

Um trabalho que envolva não só “a educação formal” mas “a comunicação social e a família”, que molde o “carácter” das pessoas e as leve a fazer “o bem”.

Porque a corrupção que hoje se observa na política também é visível “em casa”, no ambiente de cada um, lembra o arcebispo do Rio de Janeiro.

Dom Orani Tempesta salienta ainda a importância de “corrigir exemplarmente” aqueles que procederam mal.

Este domingo, milhares de pessoas saíram à rua, um pouco por todo o país, em protesto contra a corrupção, depois de terem sido aprovadas alterações ao pacote anti-corrupção preparado pelo Governo.

As populações temem que investigações como a ‘Operação Lava Jato’, que envolve a empresa estatal Petrobras, não sigam até ao fim com a detenção e julgamento de todas as partes envolvidas.

Recorde-se que recentemente as denúncias de corrupção tocaram também seis ministros escolhidos pelo actual presidente brasileiro, Michel Temer.