Número de crianças imigrantes detidas nos EUA é o mais alto da história

Número de crianças imigrantes detidas nos EUA é o mais alto da história

Mesmo após a libertação, por ordem judicial, de centenas de crianças separadas de suas famílias depois de cruzar a fronteira americana, o número total de crianças imigrantes em detenção nos Estados Unidos explodiu e é o maior já registado.

O número de crianças imigrantes mantidas em abrigos contratados pelo governo federal americano aumentou mais de cinco vezes desde Maio do ano passado e atingiu um total de 12.800 neste mês, segundo dados obtidos pelo jornal “New York Times”. Havia 2.400 dessas crianças sob custódia em Maio de 2017.

O crescimento enorme, que enche o sistema federal de abrigos até perto de sua capacidade máxima, não se deve a um fluxo maior de crianças imigrantes que chegam nos EUA, mas à redução do número de liberações para que possam morar com parentes ou outros adultos responsáveis, de acordo com dados colectados pelo Departamento de Saúde e de Serviços Humanos.

A maioria das crianças atravessou a fronteira sozinha, sem os pais. Muitas são adolescentes da América Central e estão alojadas em um sistema de mais de cem abrigos espalhados pelos Estados Unidos, com a maior concentração perto da fronteira sudoeste, em estados como Arizona, Califórnia e Texas.

Fonte: O Globo