Estados Unidos e México enfrentam imigrantes

Estados Unidos e México enfrentam imigrantes

A tensão aumentou na fronteira entre o México e os Estados Unidos, depois de centenas de imigrantes da América Central terem tentado forçar a entrada no território norte-americano.

Uma caravana de imigrantes, que começou a sua aventura há mais de um mês, partindo das Honduras e composta por cerca de cinco mil pessoas, chegou nas últimas semanas a Tijuana, cidade perto da fronteira que dá acesso à cidade norte-americana de San Diego.

No domingo, cerca de 500 migrantes tentaram forçar a entrada no território norte-americano e foram recebidos com gás lacrimogéneo do lado dos Estados Unidos.
Na sequência do aumento da tensão, a fronteira foi encerrada no distrito de San Ysidro, um dos pontos mais movimentados em toda a fronteira.

Entretanto o Governo mexicano anunciou que deportou para os países de origem, 98 pessoas que tentaram passar a fronteira. Os imigrantes tinham sido detidos pelas autoridades dos dois países.

Recorde-se ainda que o Presidente norte-americano, Donald Trump disse que o México deve repatriar os imigrantes que estão na fronteira entre os dois países.