Chile começaram a devolver à superfície os 33 mineiros

chileAs equipas de salvamento que trabalham há 69 dias no norte do Chile começaram a devolver à superfície os 33 mineiros bloqueados a 700 metros de profundidade entre as paredes da mina de ouro e cobre de San José.

Os homens estão a ser resgatados um a um dentro de uma cápsula com 53 centímetros de diâmetro, numa operação que o Presidente chileno, Sebastián Piñera, considerou única "na História da humanidade".

À razão de um mineiro por hora, a cápsula transportaria outros três homens para a madrugada, Mário Sepúlveda Espina, Juan Illanes e o boliviano Carlos Mamani. Com a bandeira chilena estampada na roupa, entre lágrimas, aplausos e cânticos, Mamani gritou: "Obrigado, Chile".

As viagens da cápsula, desenvolvida com a ajuda da NASA e pintada com as cores do Chile, sucedem-se sem incidentes e o número de mineiros resgatados continua a aumentar. Os operadores do mecanismo estão agora atentos ao esperado desgaste dos cabos e das roldanas.

 

Um conjunto de testes atrasou o início de uma operação sem precedentes que deverá levar 36 horas. Os trabalhos começaram com a descida do socorrista Manuel Gonzalez, da companhia estatal de exploração de cobre Codelco, até à galeria onde os mineiros se encontram desde o dia 5 de Agosto. Roberto Rios, um paramédico das forças especiais da Armada chilena, repetiu, depois, o percurso de Gonzalez. A ordem de resgate foi decidida com base numa escala de triagem: os mineiros "hábeis" serão os primeiros a sair, seguindo-se os homens considerados mais "frágeis"; os mais "fortes", capazes, em teoria, de suportar várias horas de espera, ficam para o fim.