Missão cumprida no Chile

chileFoi resgatado o último dos 33 mineiros que estiveram mais de dois meses presos a quase 700 metros de profundidade, na mina de San José, no norte do Chile.

Eram 2h56 da manhã, hora de Angola, quando Luís Urzúa Iribarre, de 54 anos, chegou à superfície, são e salvo, terminando o turno mais longo dos seus 31 anos de mineiro.

“Lucho”, como é conhecido, era o chefe de turno quando a derrocada aconteceu, a 5 de Agosto, e comandou o grupo de 33 homens durante os 69 dias mais difíceis das suas vidas.

Foi o último mineiro a deixar o poço e à sua espera estava o Presidente do Chile, Sebastien Pinera, que elogiou a sua capacidade de liderança.

Os trabalhadores foram trazidos de volta à superfície pela cápsula Fénix II, uma espécie de torpedo equipado com máscara de oxigénio, um microfone, uma câmara e, ainda, um cinto biométrico, que vai enviando informações sobre o estado de saúde dos homens

A última fase da missão de salvamento demorou exactamente 22h36m25, mas ainda falta retirar os seis socorristas que desceram até às entranhas da Terra para preparar os mineiros para a operação de resgate.

A derrocada na mina de San José aconteceu a 5 de Agosto e só 17 dias depois é que o mundo soube que os 33 mineiros estavam vivos, quando uma sonda alcançou o poço onde procuraram abrigo.

Os trabalhadores enviaram uma mensagem para a superfície: “Estamos bem. No refúgio. Os 33” e foi lançada uma das maiores operações de salvamento da história, que acabou hoje com o resgate de todos os mineiros.