Pela 1ª vez E.U.A. será submetida a julgamento da ONU sobre direitos humanos

tribunalOs Estados Unidos serão submetidos pela primeira vez na próxima sexta-feira ao julgamento das nações e da sociedade civil no Conselho de Direitos Humanos da ONU, que avaliará como o país defende esses direitos nos diferentes âmbitos.

O Exame Periódico Universal (EPU) foi introduzido em 2008 e obriga os 192 membros da ONU a serem submetidos a esta avaliação a cada quatro anos.

A delegação dos EUA terá cerca de 30 pessoas e será liderada por Esther Brimmer, secretária de Estado adjunta para Assuntos de Organizações Internacionais.

Nesta primeira vez que Washington será avaliado pelo organismo, a delegação apresentará um relatório de 25 páginas que foi enviado à ONU em Agosto. Além disso, serão examinados outros documentos preparados por dezenas de ONGs.

De acordo com uma das ONGs que participou do processo, a Human Rights Watch (HRW), espera-se que se debata o tema da pena de morte, que continua sendo aplicada nos EUA.

"As diferenças raciais no sistema judiciário e a luta antiterrorista dos EUA, assim como os juízos militares aos acusados detidos em Guantánamo e a tortura a suspeitos de terrorismo são outros dos assuntos que esperamos que recebam atenção", destacou a Human Rights Watch em comunicado.

"Esta é uma oportunidade para que os EUA confirmem seu compromisso com os direitos humanos aceitando as críticas e promovendo melhorias", declarou a organização.