Terramotos deixam 43 mortos e 150 feridos

Terramotos deixam 43 mortos e 150 feridos

Pelo menos 43 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas nesta sexta-feira na China após quatro terramotos, de entre 4 e 5,7 graus, que sacudiram o sudoeste do país e derrubaram 20 mil casas, informou a agência oficial "Xinhua".

O terremoto de 5,7 graus - que foi sucedido até o momento por 16 réplicas, a mais forte delas de 5,6 graus - aconteceu às 11h (hora local) na fronteira entre as províncias de Yunnan e Guizhou, segundo dados do Centro de Controle de Terramotos de China.

Até ao momento, mais de 100 mil pessoas foram evacuadas apenas em Yunnan. Em Guizhou, por enquanto, só se reportaram danos materiais, mas nenhuma vítima mortal.

As autoridades, no entanto, estimam que o número de afectados em ambas províncias possa chegar a 700 mil pessoas.

As equipas de resgate transferiram para o local dos sismos milhares de tendas de campanha, cobertores e abrigos para os afectados.

O oeste da China é uma zona com frequente actividade sísmica. Em 2010, um tremor de 7,1 graus na província de Qinghai causou 300 mortes e deixou mais de oito mil feridos.

Foi nesta mesma região, mas na província de Sichuan, onde em 2008 ocorreu o terramoto mais grave em mais de três décadas na China, com 88 mil mortos e desaparecidos.

Fonte: EFE