Japan Airlines lança segundo maior IPO do ano

Japan Airlines lança segundo maior IPO do ano

A Japan Airlines voltou hoje à bolsa japonesa, depois de ter declarado falência em Fevereiro de 2010 e de ter passado por uma profunda reestruturação. No voo inaugural sobre o mercado valorizou 1% e tem já uma capitalização bolsista de nove mil milhões de dólares.

Foi o segundo maior IPO do ano, só superada pela do Facebook, mas mais do que isso, o regresso à vida da Japan Airlines revela um caso de sucesso da gestão japonesa.

Quando declarou falência em Fevereiro de 2010, a companhia aérea japonesa tinha uma dívida de 25 mil milhões de dólares.

Na altura um fundo estatal injectou na empresa 4,5 mil milhões de dólares e iniciou um profundo processo de reestruturação. Cortou 40% da força de trabalho, reduziu rotas e o número de aviões. Pouco mais de dois anos depois, a Japan Airlines já regressou aos lucros, com um valor recorde 2,5 mil milhões de dólares no último ano fiscal.

Com o regresso da saúde financeira veio também o regresso aos mercados. O fundo que a salvou vendeu 96,5% da posição que detinha e colocou nos cofres do estado nipónico cerca de quatro mil milhões de dólares, naquela que foi a maior oferta pública de acções no país desde a seguradora dai-ichi em abril de 2010.

O valor do ipo foi de 8,5 mil milhões de dólares, com cada acção a ser fixada nos 48 dólares. Os analistas esperam uma procura elevada por parte dos investidores, principalmente dos estrangeiros. Isto apesar das tensões entre o Japão e China que têm levado a uma redução no número de passageiros.

Na sessão de estreia, a Japan Airlines valorizou 1%, para os nove mil milhões de dólares, e é já a segunda maior companhia aérea asiática em termos de capitalização bolsista, logo atrás da Air China.