Ataque contra o Irão desencadearia terceira guerra mundial (militar iraniano)

Ataque contra o Irão desencadearia terceira guerra mundial (militar iraniano)

Um chefe dos Guardiões da Revolução, corpo de elite do regime iraniano, disse que uma ofensiva de Israel contra o Irão desencadearia uma "terceira guerra mundial" e advertiu para um eventual ataque preventivo de Teerão em caso de preparativos israelenses.

Se Israel e Irão se enfrentarem militarmente "será uma terceira guerra mundial", declarou o general Amir Ali Hajizadeh, maior autoridade da Aeronáutica, à rede de televisão iraniana Al-Alam.

Em caso de um ataque israelense iminente "é possível que lancemos um ataque preventivo. No momento, não pretendemos fazer algo assim", disse Hajizadeh, responsável pelo sistema de mísseis.

Os dirigentes israelenses ameaçam com frequência que efetuarão ataques contra as instalações nucleares iranianas para impedir que esse país produza a arma nuclear, embora Teerã insista no carácter civil de seu polêmico programa.

Israel, considerado o único país que a possuir a bomba atômica na região, considera que o programa nuclear israelense representa uma ameaça a sua existência.