EUA enfrentarão "consequências" se passarem linha síria

EUA enfrentarão

Um alto comandante das forças armadas do Irão, principal aliado regional da Síria, advertiu hoje para "duras consequências" se Washington ultrapassar "a linha vermelha" na Síria, refere a agência Fars.

"Se os EUA ultrapassarem a linha vermelha, haverá duras consequências para a Casa Branca", disse o adjunto do chefe do estado-maior das forças armadas iranianas, comandante Massoud Jazayeri, em reacção a uma eventual operação militar norte-americana na Síria.

"A actual guerra terrorista na Síria foi planificada pelos EUA e os países reaccionários da região contra a frente de resistência [face a Israel]. Apesar disso, o governo e o povo sírios conseguiram grandes sucessos", acrescentou Massoud Jazayeri.

"Aqueles que juntam óleo ao fogo não vão escapar à vingança dos povos", disse ainda o responsável militar iraniano.

O Irão acusa os EUA e os seus aliados ocidentais e árabes de apoiar os rebeldes sírios para derrubar o regime do presidente Bachar al-Assad.

O secretário da Defesa norte-americano Chuck Hagel disse hoje que as forças norte-americanas estão prontas para actuar contra o regime sírio, mas sublinhou que Washington está a avaliar as suas opções, depois das informações de que a Síria teria utilizado armas químicas na região de Damas.

O governo sírio recusou as acusações e afirmou que os grupos rebeldes é que estavam na origem dos ataques contra a população civil.