Peritos da ONU recolheram testemunhos sobre ataque

Peritos da ONU recolheram testemunhos sobre ataque

Os peritos da ONU recolheram hoje em dois hospitais na Síria testemunhos de vítimas de um ataque em que alegadamente foram usadas armas químicas, perto de Damasco, indicou o secretário-geral das Nações Unidas.

Ban Ki-moon afirmou ainda que a ONU fez junto das autoridades sírias e da oposição "um firme protesto", depois da coluna de veículos com os peritos ter sido alvo de disparos, um incidente que, aparentemente, não fez feridos.

O protesto foi feito pela alta representante da ONU para o desarmamento, Angela Kane, que se encontra em Damasco.

O regime sírio acusou os rebeldes de serem responsáveis pelos disparos e a oposição responsabilizou as milícias que apoiam o presidente Bashar al-Assad pelo ocorrido.

"A Coligação da Oposição Síria e o Exército Sírio Livre condenam veementemente os actos de milícias do regime à entrada de Moadamiyat al-Cham (...) com disparos contra as viaturas que transportavam a equipa da ONU para a intimidar e impedir de chegar à verdade", refere um comunicado.

Segundo um porta-voz da ONU, os tiros atingiram a primeira viatura da coluna e a equipa acabou por ter de mudar de veículo antes de seguir para o local do ataque que vitimou centenas de pessoas na passada quarta-feira.

Após, o incidente e "apesar das circunstâncias difíceis", os peritos puderam "visitar dois hospitais e falar com testemunhas, sobreviventes e médicos e recolheram também amostras", disse Ban Ki-moon sem precisar a localização exacta dos hospitais.

Agora é preciso "esperar um pouco até haver uma primeira opinião do Dr. (Ake) Sellstrom", chefe da equipa, sobre esses elementos, afirmou Ban numa mensagem divulgada pela televisão da ONU a partir de Seul, onde está em visita.