Atentado em estação ferroviária na China

Atentado em estação ferroviária na China

Explosão na cidade de Xinjiang, durante a visita do presidente chinês à região, é atribuída pelo governo a militantes islâmicos.

Explodiu uma bomba esta quarta-feira na estação ferroviária de Urumqi, capital de Xinjiang, a região mais ocidental da China. Segundo o microblog “People’s Daily”, a explosão provocou alguns feridos, que foram levados de imediato para o hospital.
 
De acordo com a agência Reuters, as autoridades chineses informaram que “a polícia evacuou as pessoas presentes no local” e “foram destacados militares da força de intervenção para a estação.”
 
O atentado acontece durante uma visita do presidente chinês, Xi Jinping, àquela região. Não se sabe, porém, se o presidente se encontrava na cidade.
 
Conflito que tem vindo a crescer
A região Xinjiang é uma das mais ricas da China e situa-se estrategicamente na fronteira da Ásia Central.
 
Nos últimos anos têm sido recorrentes os ataques em Xinjiang. O governo da região tem atribuído a culpa a militantes islâmicos e separatistas. Por sua vez, exilados e grupos de direitos humanos acusam o governo chinês de agir contra os muçulmanos de Xinjiang.
 
O governo chinês tem-se mostrado mais preocupado com a militância islâmica desde o passado dia 29 de Outubro, quando um carro ardeu na Praça da Paz Celestial, em Pequim.