Tufão “Neoguri” obriga à retirada de milhares de pessoas no Japão

Tufão “Neoguri” obriga à retirada de milhares de pessoas no Japão

Previsões apontam para rajadas de vento na ordem dos 300 quilómetros por hora e ondas que podem chegar aos 14 metros de altura.

Alerta máximo nas ilhas japonesas de Miyako e Okinawa, devido à chegada do tufão “Neoguri”. Mais de 500 mil pessoas já foram obrigadas a abandonar as suas casas e centenas de ligações aéreas foram canceladas, devido à chegada ao sul do país daquele potente tufão, cuja intensidade foi classificada como muito forte pela Agência de Meteorologia do Japão (JMA).

Estão previstas rajadas de vento de quase 300 quilómetros por hora e ondas que podem chegar aos 14 metros de altura.

O “Neoguri” vai continuar a manter a sua força, à medida que vai seguir para norte, em direcção a Tóquio, onde deverá chegar no final da semana.

"Poder-se-á tratar de um dos tufões mais fortes registados em Julho", afirmou Satoshi Ebihara, do departamento de previsões meteorológicas da JMA, em conferência de imprensa.

Segundo declarações reproduzidas pela agência Kyodo, o especialista destacou ainda a importância de se manter a vigilância máxima perante a chegada do tufão, apelando à população para que se prepare para "chuvas intensas, fortes ventos e ondas de grande dimensão".

O "Neoguri", que é o oitavo tufão da temporada, vai passar por zonas afectadas no passado fim-de-semana por intensas chuvas, pelo que a JMA alertou para o risco de deslizamento de terras.