O mundo reza pela paz no Iraque

O mundo reza pela paz no Iraque

Assinalou-se esta quarta-feira uma jornada mundial de oração pela paz e reconciliação no Iraque, de onde continuam a chegar notícias dramáticas de sofrimento e perseguição, em particular de membros de minorias religiosas, como os cristãos e os yezidis, que viviam em cidades e aldeias recentemente ocupadas por terroristas.

A iniciativa partiu do Patriarca da Igreja Caldeia, a maior confissão cristã do Iraque. O Patriarca Louis Sako pede que todas as pessoas de boa-vontade, sejam cristãos, muçulmanos ou de outra religião, rezem de forma especial pelo seu país e por todos os que sofrem por causa dos avanços dos militantes do autoproclamado Estado Islâmico no Norte do Iraque.

A jornada de oração está a ser promovida e divulgada pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), sobretudo online, através das redes sociais e de um site criado especialmente para o efeito.

Na manha desta Quarta-feira, o Papa Francisco também se associou indirectamente à iniciativa. Sem referir especificamente o caso iraquiano, o Santo Padre fez questão de pedir orações pelo Médio Oriente em geral, abrangendo assim Gaza e a Síria também. “Rezemos tanto pela paz no Médio Oriente. Rezem por favor!”