Acção da Igreja junto dos pobres deve ir além da «assistência», diz o Papa

Acção da Igreja junto dos pobres deve ir além da «assistência», diz o Papa

O Papa Francisco disse hoje na Coreia do Sul que a ação da Igreja Católica junto dos pobres deve ir além da “assistência” e promover um verdadeiro “crescimento humano”.

“Dar assistência aos pobres é coisa boa e necessária, mas não é suficiente. Encorajo-vos a multiplicar os vossos esforços no campo da promoção humana, de modo que cada homem e cada mulher possa conhecer a alegria que deriva da dignidade de ganhar o pão de cada dia, sustentando assim a própria família”, disse, no último compromisso público do terceiro dia de viagem à Coreia do Sul, que decorreu na cidade de Kkottongnae, cerca de 130 quilómetros a sul de Seul.

O Papa agradeceu o trabalho dos leigos e leigas católicos na Coreia, antes de sublinhar a importância da “solidariedade concreta” para com todos, “independentemente da sua cultura ou condição social”.

“Sinto-me profundamente grato a quantos de vós, com o trabalho e o testemunho, levam a presença consoladora do Senhor às pessoas que vivem nas periferias da nossa sociedade. Esta atividade não se limita à assistência caritativa, mas deve estender-se também a um compromisso com o crescimento humano”, precisou.

Após um discurso do presidente do Conselho do Apostolado Laical Católico, Kwon Kil-joog, Francisco falou da Igreja na Coreia como “herdeira da fé de gerações de leigos que perseveraram no amor de Jesus Cristo e na comunhão com a Igreja, apesar da escassez de sacerdotes e da ameaça de graves perseguições”.

Nesse sentido, evocou o testemunho do Beato Paulo Yun Ji-chung e outros 123 mártires hoje beatificados em Seul, numa celebração que reuniu cerca de 800 mil pessoas no centro da capital sul-coreana.

“Eles deram testemunho da fé não só através dos seus sofrimentos e da morte, mas também com a sua vida de mútua solidariedade amorosa nas comunidades cristãs, caraterizadas por uma caridade exemplar”, referiu.

O Papa destacou, por outro lado, o contributo das mulheres católicas coreanas para a vida e a missão da Igreja neste país, “como mães de família, catequistas e professoras, e de vários outros modos”.

“Numa época de crise da vida familiar, as nossas comunidades cristãs são chamadas a apoiar os casais e as famílias no cumprimento da sua missão na vida da Igreja e da sociedade”, prosseguiu.

O encontro reuniu cerca de 150 leigos envolvidos no trabalho das comunidades católicas, que na Coreia conta com um conselho específico para este setor, particularmente dedicado ao diálogo com os não crentes.

O Papa Francisco regressou depois em helicóptero para Seul, onde se encontra alojado até segunda-feira, dia em que vai concluir a sua visita à Coreia do Sul, terceira viagem internacional do pontificado e primeira ao Extremo Oriente.