Nobel da Física para os inventores dos LED azuis

Nobel da Física para os inventores dos LED azuis

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura são vencedores do prémio Nobel da Física deste ano.

Os três japoneses foram responsáveis pela invenção dos LED azuis, um fonte de luz alternativa às lâmpadas eléctricas tradicionais, de baixo consumo energético e amiga do ambiente.

O aperfeiçoamento do diodo emissor de luz, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), foi um desafio para os cientistas durante anos.
Apesar de os LED já existirem nas cores vermelho e verde, apenas com a adição da cor azul por parte destes investigadores foi possível criar as lâmpadas de cor branca usadas na iluminação de espaços.

“A invenção das lâmpadas LED trouxe alternativas mais eficientes e duradouras às fontes de iluminação tradicionais”, destacou a academia sueca. “Um quarto do consumo eléctrico mundial é usado na iluminação, pelo que os LED contribuem para preservar os recursos do planeta”.

Akasaki é professor na Universidade Meijo e Amano trabalha na Unviversidade Nagoya, ambas no Japão. Nakamura nasceu no Japão, mas adquiriu nacionalidade norte-americana. Trabalha na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.

Uma semana Nobel 
Na quarta-feira, será a vez de ser conhecido o laureado com o Nobel da Química. O Nobel da Literatura será conhecido dia 9 de Outubro.

Como é habitual, em Oslo, dia 10, será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz. O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de Outubro.

Todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

Em mais de um século de entrega de prémios foram distinguidas 22 organizações, 849 pessoas, incluindo 45 mulheres.

Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.