Confrontos violentos entre polícia e manifestantes em Hong Kong

Confrontos violentos entre polícia e manifestantes em Hong Kong

A madrugada desta quarta-feira ficou marcada por confrontos violentos em Hong Kong. A polícia fez 45 detenções e recorreu a gás pimenta para dispersar centenas de manifestantes que se concentravam próximo do complexo de edifícios que albergam a sede do governo e o parlamento.

Uma estação de televisão local revelou imagens que mostram um grupo de agentes da polícia a agredir um manifestante algemado. O homem, detido na operação, é membro do Partido Cívico, um dos principais opositores do actual chefe do governo.

Há 20 dias que centenas de manifestantes, a maioria estudantes, ocupam vários bairros e avenidas estratégicas da antiga colónia britânica, que enfrenta a mais grave crise política desde que o Reino Unido devolveu o território à China, em 1997.

Os manifestantes deixaram a promessa de que vão continuar nas ruas a exigir a demissão do actual líder da cidade. Pretendem o sufrágio universal nas eleições de 2017, que decidirão o próximo chefe de governo. 

Depois de um início pacífico, os protestos em Hong Kong tomaram um rumo mais violento na segunda-feira, quando vários grupos anti-ocupação tentaram retirar as barricadas das estradas montadas pelos estudantes desde o primeiro dia de protesto.