AirAsia. Equipas de resgate já recuperaram 22 corpos

AirAsia. Equipas de resgate já recuperaram 22 corpos

A Indonésia aguarda a chegada de técnicos franceses que vão prestar apoio na localização de caixas negras do avião da AirAsia, que se despenhou no Mar de Java, este domingo, com 162 pessoas a bordo.

As equipas de resgate já recuperaram 22 corpos, bem como partes do avião e bens dos passageiros. Na quinta-feira, foi identificada a primeira vítima, uma assistente de bordo.

As condições climatéricas adversas impediram os mergulhadores de procurar os destroços do Airbus A320-200, mas as buscas prosseguem com apoio de 17 aeronaves e 30 navios de vários países.

Os dois primeiros corpos resgatados já chegaram à Indonésia. As vítimas foram transportadas de avião para Surabaya, depois de terem sido transferidas do hospital de Pangkalan Bun.

Os familiares das vítimaa - a quem foram pedidas amostras de ADN para ajudar as identificações - estão reunidos em Surabaya, onde aguardam esperançosos que as operações resgatem os corpos dos seus familiares e amigos. Contudo, as autoridades já avisaram que alguns cadáveres podem nunca aparecer.

Ainda não é certo o que levou à queda do avião. A última comunicação do aparelho com a torre de controlo foi um pedido para aumentar a altitude para evitar o mau tempo. O piloto já não respondeu quando lhe foi dada permissão.

Segundo as autoridades, o voo que tinha como destino Singapura transportava sete tripulantes e 155 passageiros, entre os quais 138 adultos, 16 crianças e um bebé.

Uma televisão local informou que 149 dos passageiros têm nacionalidade indonésia, três são coreanos e os restantes são um britânico, um malaio e um nacional de Singapura.