Recuperada segunda caixa negra do avião da AirAsia

Recuperada segunda caixa negra do avião da AirAsia

A segunda caixa negra do avião da AirAsia, que se despenhou no Mar de Java em Dezembro, foi recuperada esta terça-feira.

As equipas de mergulhadores tinham resgatado na segunda-feira o gravador de dados do Airbus 320. Esta terça-feira já conseguiram retirar do fundo do mar o gravador de áudio do avião.

As autoridades esperam que as caixas negras ajudem a determinar as causas do desastre aéreo ocorrido no dia 28 de Dezembro.

O avião da AirAsia ligava a segunda maior cidade da Indonésia a Singapura quando se despenhou no mar, matando as 162 pessoas que seguiam a bordo.

As equipas de resgate retiraram 48 corpos do Mar de Java e acreditam que mais vítimas estarão presas nos destroços do avião.

O responsável indonésio pelas operações de resgate disse, na segunda-feira, que o avião da AirAsia terá sofrido uma explosão antes de cair na água devido a uma significativa mudança de pressão.

Esta tese, todavia, já foi contestada. Um investigador da agência de segurança de transportes da Indonésia, citado pela agência Reuters, garante que ainda não há provas de que o Airbus A320-20  tenha explodido antes de cair no Mar de Java.