ONU pede prolongamento da trégua humanitária no Iémen

ONU pede prolongamento da trégua humanitária no Iémen

Em Riade durante um encontro destinado a debater a crise no Iémen, o emissário da ONU apelou ao prolongamento das tréguas humanitárias por mais cinco dias.

cessar-fogo temporário terminou às 23:00 locais de domingo.

Ismail Uld Sheikh Ahmed, falando em nome do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinhou que a trégua não permitiu encaminhar suficiente ajuda humanitária para as zonas afetadas pelo conflito.

No encontro estiveram presentes o presidente iemenita no exílio, Abed Rabbo Mansur Hadi e representantes das fações iemenitas, mas não os rebeldes xiitas ‘huthis’.

Ao mesmo tempo que o representante das Nações Unidas fazia o apelo, decorriam violentos combates entre os rebeldes xiitas e as forças pró-governamentais, que causaram mais vítimas civis no sul do Iémen.

Segundo a ONU, mais de 1.500 pessoas foram mortas desde o início da campanha aérea liderada pela Arábia saudita, em consequência dos bombardeamentos ou de confrontos entre as forças no terreno.

A situação humanitária no Iémen é considerada como “catastrófica” pelas Nações Unidas e por várias organizações não-governamentais.