Malásia encontra 139 fossas de imigrantes na selva

Malásia encontra 139 fossas de imigrantes na selva

Pelo menos 28 campos foram achados em uma área de 50 quilômetros na fronteira entre a Malásia e a Tailândia, informou o chefe de polícia da Malásia Khalid Abu Bakar. Equipas forenses examinam os túmulos em busca de corpos, mas ainda não sabem com exatidão o número de pessoas enterradas nas fossas, situadas em uma área montanhosa da selva, de acesso muito difícil.

O maior campo de detenção pode ter recebido até 300 pessoas, outro tinha capacidade para quase 100 e os demais podem ter abrigado 20 imigrantes cada, segundo o chefe de polícia.

Os traficantes têm usado as selvas do sul da Tailândia e do norte da Malásia por anos para contrabandear pessoas. A maioria dos imigrantes é muçulmanos rohingya que fogem de perseguições em Mianmar, mas outros são bengaleses que procuram emprego na Malásia.

Ainda neste mês, a polícia tailandesa desenterrou dezenas de corpos de fossas rasas em seu lado da fronteira. O episódio joga uma nova luz sobre a rede oculta de campos de contrabandistas, que há anos mantêm imigrantes retidos na selva enquanto pedem resgate a seus familiares.