Número de mortos em Meca sobe para 310

Número de mortos em Meca sobe para 310

É o maior encontro anual muçulmano do mundo. Por razões ainda desconhecidas, os peregrinos começaram a fugir e começaram a ser esmagados. Estão em curso as operações de socorro.

Pelo menos, 310 peregrinos morreram esta quinta-feira perto de Meca, na Arábia Saudita, na sequência de um esmagamento que ocorreu quando milhares de pessoas começaram a fugir para o Vale de Mina.

O número de feridos já ultrapassa os 450, segundo declarações das autoridades sauditas.

As operações de socorro encontram-se em curso e tudo indica que o número de vítimas deverá subir. Aliás, as primeiras contagens apontavam para 150 mortos, mas o número já vai nos 310.

É ainda desconhecido o motivo que causou a fuga desordenada dos peregrinos em Mina, onde foram realizadas obras nos últimos anos para facilitar o movimento dos peregrinos. Em Janeiro de 2006, 364 peregrinos morreram numa debandada na mesma zona.

Começou na terça-feira aquele que é o maior encontro anual muçulmano do mundo, com centenas de milhares de muçulmanos a deslocarem-se para o Vale de Mina, em Meca, para uma peregrinação que dura seis dias. Esperam-se quase dois milhões de pessoas.

Este ano, a peregrinação foi marcada logo de início pela tragédia de há 10 dias, após um acidente com uma grua que caiu no interior da grande mesquita de Meca e que provocou a morte a 107 pessoas e ferimentos a 238.

Em paralelo à peregrinação decorre a guerra da Arábia Saudita no Iémen, o que está a contribuir para o aumento da violência jihadista em alguns países muçulmanos.

Ritual das pedras

No primeiro dia da festa de Adha, perto de dois milhões de peregrinos, segundo estatísticas divulgadas na quarta-feira, começaram esta quinta-feira o ritual de apedrejamento de Santanás, no vale de Mina, no oeste da Arábia Saudita.

O ritual consiste em atirar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande coluna que representa o Diabo e outras 21 no dia seguinte ou nos dois dias seguintes contra as três colunas (grande, média e pequena).

Antes do início da peregrinação ou 'hajj', há 10 dias, uma grua caiu no interior da grande mesquita de Meca, provocando a morte de 109 pessoas e ferindo mais de 400.

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverão realizá-la pelo menos uma vez na vida.