China manda policiais a Roma e Milão para proteger seus turistas

China manda policiais a Roma e Milão para proteger seus turistas

Com mais de 3 milhões de chineses visitando a Itália todo ano, o país asiático está mandando policiais para ajudar a orientar e proteger seus cidadãos em Roma e Milão. O inusitado anúncio de cooperação foi feito pelo ministro do Interior italiano, Angelino Alfano.

Numa primeira parte do treinamento, inédito na Europa, policiais italianos foram a Pequim para treinar os colegas. Quatro agentes que começaram a fazer testes in loco usarão os mesmos uniformes para facilitar que sejam identificados pelos turistas chineses.

“ O serviço foi planejado com os turistas chineses em mente. Se funcionar, poderemos considerar outras formas de colaboração, dada a presença da comunidade chinesa em nosso país” disse Alfano.

Das atribuições que os policiais chineses terão, estarão o intercâmbio de informações com agentes nas duas cidades e o auxílio a turistas para contactar autoridades em caso de necessidade. A primeira fase vai até o meio de Maio.

“ Este é um momento histórico” celebrou Liao Jinrong, director geral do Escritório de Cooperação Internacional chinês, fazendo referência às viagens de Marco Polo à China, 700 anos antes.