“Dia pela Paz” junta crianças de diferentes confissões cristãs na Síria

 “Dia pela Paz” junta crianças de diferentes confissões cristãs na Síria

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) divulga que hoje realizar-se um ‘Dia pela Paz’ na Síria com a reunião de crianças de “diversas confissões cristãs” que vão manifestar o desejo de um país “sem guerra”.

As crianças vão reunir-se em cidades como Damasco, Homs, Alepo, Yabrud, Marmarita ou Tartus e através de orações e actividades como a dança ou representações teatrais vão “expressar o seu desejo de um país sem guerra”.

“Quanto mais unidos estiverem os cristãos na defesa da paz e no apoio às crianças que sofrem, mais forte será a nossa voz e mais eficazes serão as nossas iniciativas”, assinala o responsável pelos projetos da fundação pontifícia no Médio Oriente, o padre Andrzej Halemba.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a AIS destaca que as crianças de Alepo, “talvez a cidade mais martirizada na guerra civil” síria, também vão “procurar falar um pouco sobre as suas próprias experiências”.

O secretariado português da AIS explica que tem desenvolvido, a nível internacional, “todos os esforços” no auxílio de emergência, “no valor de aproximadamente 13 milhões de euros”, para as famílias que perderam as suas casas, fontes de rendimento e foram obrigadas a fugir, desde que começou a guerra civil em Março de 2011.

As prioridades da fundação católica internacional têm sido o alojamento de famílias, “especialmente as que têm crianças”, como a alimentação das populações bem como a “distribuição de medicamentos, roupa, combustível para o aquecimento e electricidade”.

A educação das crianças é outro sector que tem “mobilizado os esforços” da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que procura “dotar as estruturas locais da Igreja” dos meios necessários para que “possam continuar o seu percurso escolar”.