Kim Jong-Un elogia Putin

Kim Jong-Un elogia Putin

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, reuniu-se com o chefe de Estado norte-coreano, durante o período de preparação da cimeira entre Kim Jong-un e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Foi com com grandes elogios que o líder norte coreano recebeu o responsável pela diplomacia russa. Kim Jong-Un disse valorizar bastante o combate do presidente Valdimir Putin em "contrariar a hegemonia dos Estados Unidos da América" e afirmou "toda a disponibilidade de Pyongyang para negociar com Moscovo".

Serguei Lavrov agradeceu os elogios e respondeu com um convite ao líder norte coreano para visitar a Rússia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reuniu-se com o chefe de Estado norte-coreano, numa altura em que Kim Yong Chol, o enviado da Coreia do Norte, jantou ontem à noite com Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, em Nova Iorque. Em cima da mesa esteve a preparação da cimeira entre o presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte, no dia 12 de Junho, em Singapura.

Mike Pompeo afirmou que o líder norte-coreano é um dirigente que pode tomar "as decisões certas", acrescentando ainda que a realização da cimeira "avança na direcção certa".

A última visita de autoridades russas à Coreia do Norte ocorreu em Março, quando o ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente da Rússia, Alexander Galushka, viajou a Pyongyang para discutir os laços económicos bilaterais.