Reunião do G20 agrícola em Roma sobre reservas alimentares

Reunião do G20 agrícola em Roma sobre reservas alimentares

Os ministros da Agricultura das 20 maiores economias do planeta planejam se reunir em meados de outubro, à margem de uma reunião cúpula alimentar da FAO em Roma, indicaram fontes francesas nessa sexta-feira.

A França também pede a convocação de um Fórum de Reação Rápida (FRR) - estabelecido em 2011 pela cúpula do G20 em Cannes (França) - para coordenar a resposta internacional às ameaças da crise alimentar, de acordo com essas fontes.

No entanto, por agora, apenas "trataremos de um G20 agrícola, aproveitando a presença dos ministros da Agricultura", em Roma, disse a fonte.

A França preside até 2 de outubro o Sistema Permanente de Informação sobre os mercados agrícolas (AMIS), também criado pelo G20 em Cannes, e dependente da FRR.

Os Estados Unidos vão substituir a França por um período de 12 meses.

A missão da AMIS é melhorar a transparência dos mercados agrícolas nos quatro cultivos essenciais para a segurança alimentar: milho, trigo, arroz e soja.

Além disso, a FAO "apoia plenamente" a ideia defendida pela França de constituir reservas estratégicas para lutar contra a volatilidade dos preços das matérias-primas agrícolas, declarou na segunda-feira passada o diretor desta agência da ONU, o brasileiro José Graziano da Silva.