Investigadora desenvolve dispositivo de diagnóstico precoce do cancro

Investigadora desenvolve dispositivo de diagnóstico precoce do cancro

A investigadora do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) Goreti Sales ganhou uma bolsa no valor de um milhão de euros para desenvolver a criação de dispositivos autónomos e portáteis para o diagnóstico precoce do cancro.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o ISEP refere que o projeto de investigação, denominado 3P's, "tem por objetivo o desenvolvimento de um dispositivo que visa identificar e antecipar a instalação de cancro".

"O aparecimento de uma patologia como o cancro está associado à presença de algumas biomoléculas (biomarcadores) que circulam no organismo em baixas quantidades. A existência de um biossensor (dispositivo) capaz de detetar esses biomarcadores, de modo rápido, rigoroso e não invasivo, será extremamente importante para a dinamização do diagnóstico precoce da doença", explica a investigadora.

O ISEP acrescenta esperar que "o 3P's facilite o acesso da comunidade em geral à monitorização destes sinais de alerta, a tempo de evitar a instalação da doença ou de minimizar as suas consequências".

A concretização prática deste estudo contará com a colaboração do Instituto Português de Oncologia do Porto.

O projeto português, selecionado entre mais de quatro mil em todo o mundo, pretende assim "criar mecanismos de deteção precoce de três tipos de cancro [mama, colo do útero e colorretal], capazes de produzir uma resposta, de forma rápida e a baixo custo, para várias biomoléculas em simultâneo".

Goreti Sales, coordenadora do Biomark -- Sensor Research, unidade de investigação do ISEP, refere ainda que o projeto terá a duração de cinco anos.

A bolsa foi atribuída pelo Conselho Europeu para a Investigação, que tem por objetivo promover a excelência científica na Europa, através de concursos de financiamento dirigidos a investigadores.

DD