Esquerda radical grega pede conferência europeia para anular parte da dívida

Esquerda radical grega pede conferência europeia para anular parte da dívida

O líder da esquerda radical grega, Alexis Tsipras, propôs nesta quinta-feira que os europeus organizem uma conferência com o objetivo de anular grande parte da dívida de seu país, seguindo o modelo da Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial.

"Propomos que seja realizada uma conferência da dívida que permita gerar resultados importantes com o objetivo de apagar grande parte da dívida, como foi o caso da Alemanha em 1953", declarou nesta quinta-feira em uma entrevista coletiva à imprensa no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Tsipras se referiu ao acordo de Londres de 27 de fevereiro de 1953 que permitiu anular grande parte da dívida de guerra alemã. Além dos Estados Unidos, a maioria dos países europeus, incluindo a Grécia, assinou esse acordo.

"Todos os países da UE deveriam participar desta conferência, não apenas aqueles da zona do euro, assim como investidores privados", disse.

"Estamos em recessão contínua há cinco anos. É algo nunca visto em um país em tempos de paz", acrescentou, considerando "inevitável" uma nova reestruturação da dívida grega.

O governo grego, liderado pelo conservador Antonis Samaras, que governa em coalizão com os socialistas e a esquerda moderada, pede um prazo de dois anos a seus credores, ou seja até 2016, para reduzir o déficit público e pôr as reformas exigidas em andamento.