Número de refugiados sírios na Turquia perto dos 100 mil

Número de refugiados sírios na Turquia perto dos 100 mil

Perto de 100 mil sírios que fugiram da guerra civil no seu país estão refugiados na Turquia, anunciaram hoje as autoridades turcas, que reclamam ajuda da comunidade internacional para continuar a acolhê-los.

 No total, 93.576 refugiados estão oficialmente alojados em 13 campos em várias províncias do sudeste da Turquia, país que faz fronteira com a Síria, indicou a direção de situações de emergência, que funciona junto do gabinete do primeiro-ministro.

 Desses refugiados, 578 foram feridos em combates e estão hospitalizados em estabelecimentos de saúde turcos, indicou a mesma fonte em comunicado.

 Além do número de pessoas registadas junto das autoridades, milhares de sírios entraram no país sem se recensearem e estão em casa de familiares ou amigos.

 O governo turco, que rompeu com o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, fixou, durante o verão, em 100 mil o número máximo de refugiados sírios que estaria disposto a acolher. Posteriormente, indicou que podia rever esse limite se recebesse ajuda da comunidade internacional.

 Para tentar travar a entrada de refugiados, Ancara apelou ao Conselho de Segurança da ONU para criar zonas-tampão sob sua proteção em território sírio, mas o apelo não teve até agora qualquer efeito.