Ministro das Finanças alemão defende eleição direta de presidente da Comissão Europeia

Ministro das Finanças alemão defende eleição direta de presidente da Comissão Europeia

Em discurso proferido em Hanover, Schauble declarou-se convencido de que a participação dos cidadãos nos sufrágios para os órgãos de decisão europeus seria maior se o lugar máximo do executivo comunitário estivesse também na agenda eleitoral. 

Para o governante alemão, umas eleições presidenciais para a Comissão contribuiriam para criar uma opinião pública comunitária, indispensável para o sentimento de pertença na Europa. 

"A aceitação de decisões por uma maioria requer um sentimento de pertença", sublinhou Schauble. 

A Comissão Europeia é actualmente presidida por José Manuel Durão Barroso.

O antigo primeiro-ministro português cumpriu um primeiro mandato de cinco anos entre 2004 e 2009, encontrando-se agora sensivelmente a meio  do segundo mandato, para o qual foi reeleito até 2014. 

A comissária Viviane Reding defendeu recentemente um terceiro mandato (inédito) de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia, considerando que  a Europa necessita de continuidade e estabilidade. 

Numa entrevista publicada no EurActiv, Reding, vice-presidente do executivo comunitário e responsável pela pasta da Justiça, questionada sobre se acha ser chegada a altura de a Comissão ter uma mulher a presidente, e se imagina nesse papel, revela que o seu desejo pessoal é que Durão Barroso cumpra um terceiro mandato. 

Lusa