Presos da ETA apelam ao voto na coligação Bildu

Presos da ETA apelam ao voto na coligação Bildu

O coletivo de presos apela, em comunicado, ao voto na coligação nacionalista, dizendo que é preciso aproveitar "uma oportunidade que se apresenta de independência de novos Estados na Europa".

Num texto enviado ao jornal basco 'Gara', nas vésperas das eleições regionais de domingo, o Coletivo de Presos da ETA diz oferecer os seus votos e a sua luta à Bildu, já que esta é a "única opção política". Para os presos, "é necessário converter a crise em oportunidade" e lamentam que a nova situação política não conseguiu "interromper a atitude opressora dos estados nem pô-los na direção da resolução do conflito".

O coletivo considera no comunicado, citado pela agência EFE, que está "esgotada a estrutura administrativa de Espanha" e apela a um resultado eleitoral que permita caminhar na direção de um estado independente. "É o nosso momento e está nas nossas mãos", conclui.

Fundada em abril de 2011, a coligação nacionalista basca foi acusada de ter ligações à ilegalizada Batasuna. Nas eleições regionais desse ano, em que também receberam o apoio dos presos da ETA, alcançaram 13% dos votos, conseguindo eleger sete deputados para o parlamento de Navarra.

As sondagens dão a vitória sem maioria absoluta ao Partido Nacionalista Basco, liderado por Iñigo Urkullu, preparando-se a Bildu para se tornar na segunda força mais votada, conseguindo entre 20 e 23 deputados.