Putin demite ministro da Defesa após escândalo de corrupção

Putin demite ministro da Defesa após escândalo de corrupção

O presidente russo, Vladimir Putin, demitiu o ministro da Defesa em um pronunciamento público na TV, nesta terça-feira, em consequência de um escândalo de corrupção multimilionário, e nomeou um aliado de longa data para supervisionar reformas nas Forças Armadas.

Putin anunciou na televisão que demitiu Anatoly Serdyukov, que se havia tornado um problema para o governo devido a uma investigação sobre a venda de ativos do ministério por preços suspeitosamente baixos.

O ex-ministro de Emergências Sergei Shoigu, substituto de Serdyukov em um cargo o qual rivais estavam de olho há muito tempo, é bastante popular entre os russos. Shoigu também provou ser imensamente leal a Putin e mostrou poucos sinais de ambições políticas em quase duas décadas em postos de chefia.

O anúncio de Putin feito durante uma reunião com Shoigu parecia ter o objetivo de mostrar que ele irá reprimir a corrupção em seu novo mandato presidencial de seis anos.

"Levando em consideração a situação em torno do Ministério da Defesa, a fim de criar condições para uma investigação objetiva sobre todos os assuntos, eu decidi liberar o ministro da Defesa Serdyukov de seu posto", disse Putin, sentado à mesa com Shoigu em uma residência fora de Moscou.

O ministro da Defesa exerce imenso poder na Rússia, administrando bilhões de dólares todos os anos através da poderosa indústria de defesa do país, o segundo maior exportador de armas do mundo. Putin prometeu gastar 23 trilhões de rublos (726,30 bilhões de dólares) com o Exército até o final da década.

Putin disse na reunião televisionada que o novo ministro tem que continuar "planos grandiosos para a reforma do Exército".

Investigadores russos fizeram uma busca nos escritórios da empresa Oboronservis, subordinada ao Ministério da Defesa, e abriram uma investigação sobre a companhia, no mês passado, com a suspeita de que o então ministro havia vendido ativos para empresas comerciais com um prejuízo de quase 100 milhões de dólares.

A investigação também levantou questões sobre o relacionamento de Serdyukov com uma ex-militar do alto escalão, em cujo apartamento foram encontradas dezenas de pinturas caras, antiguidades raras e mais de 100 anéis valiosos.