Primeiro-ministro britânico alerta para o risco de "caça às bruxas" durante investigações sobre pedofilia

Primeiro-ministro britânico alerta para o risco de

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, alertou hoje para o risco de uma "caça às bruxas" ao receber uma lista de alegados pedófilos das mãos de um apresentador durante um programa de televisão.

Sem olhar e pousando as folhas numa mesa, o chefe do governo aconselhou as pessoas que tenham informação relevante a contactar a polícia.

"Há o perigo, se não tivermos cuidado, que isto se torne numa espécie de caça às bruxas, em especial contra pessoas que são homossexuais, e eu estou preocupado com esse tipo de coisas que está a fazer - a entregar-me uma lista de nomes que tirou da internet", disse Cameron.

O primeiro-ministro falava durante o programa "This Morning" da estação de televisão privada ITV, durante o qual foi interpelado pelo apresentador Philip Schofield.

Em causa está o testemunho de uma vítima de abusos sexuais que alegou que as autoridades não investigaram as acusações a um membro importante do partido Conservador, de que David Cameron é líder, durante um inquérito sobre pedofilia nos anos 1970 no país de Gales.

Desde a divulgação destas alegações, o primeiro-ministro ordenou a abertura de dois novos inquéritos e admitiu tomar mais medidas caso se justifique.

Este caso surgiu após o escândalo de abusos sexuais a menores por parte do falecido apresentador de televisão Jimmy Saville, que a polícia também está a investigar.