Milhares de manifestantes começam a juntar-se em Atenas contra orçamento do estado

Milhares de manifestantes começam a juntar-se em Atenas contra orçamento do estado

Milhares de manifestantes começaram a juntar-se ao fim da tarde deste domingo junto ao parlamento grego, em Atenas, onde será votado à noite o orçamento do estado para 2013, que prevê mais medidas de austeridade.

Dados da polícia citados pela agência France Presse indicam que estão no centro de Atenas cerca de 15 mil pessoas em dois protestos distintos.

Os principais sindicatos do setor público e privado estão contra o novo orçamento, que prevê a continuação da política de austeridade num contexto de recessão que se prevê de -4,5% em 2013.

A confederação dos sindicatos do setor privado GSEE pediu em comunicado aos deputados que não aprovem mais austeridade e que mudem "a política de rigor na Europa e na Grécia, que anula os direitos sociais".

Nos protestos são visíveis cartazes do Syriza, principal partido de oposição ao Governo de coligação grego, em que se lê "Paremos a catástrofe, organizemos a mudança".

Um outro desfile, organizado pela Frente de Luta dos Trabalhadores (Pame), próximo dos comunistas, está também na rua, prevendo-se que as duas manifestações se juntem na praça Syntagma, junto ao parlamento.

O Governo de coligação, que junta a Nova Democracia (centro direita) e o PASOK (socialista), tem a maioria dos 300 deputados no parlamento grego, que deverá aprovar cortes em 2013 de 9 mil milhões de euros, incluindo 7,6 mil milhões em salários e pensões.

A circulação automóvel está interdita no centro de Atenas desde a manhã de hoje e para o local foi deslocado um grande dispositivo policial.

Os protestos e a votação do orçamento acontecem quatro dias depois de o parlamento grego ter aprovado uma meta de cortes orçamentais de 18 mil milhões de euros no período 2013-2016, apesar de intensos protestos na Grécia, que na semana passada voltou a sentir os efeitos de uma greve geral.