Reino Unido reconhece oposição síria como 'único representante legítimo'

Reino Unido reconhece oposição síria como 'único representante legítimo'

A coligação opositora ao regime de Bashar al-Assad é "o único representante legítimo" do povo sírio, afirmou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores, William Hague, em uma declaração perante o Parlamento.

O anúncio de Hague era esperado depois de ter classificado de "encorajadoras" as negociações realizadas na sexta-feira em Londres com o chefe da coligação opositora, o xeque Ahmad Moaz al-Khatib, em sua primeira visita a uma capital ocidental.

"Com base nas garantias que recebeu e em minhas consultas com meus sócios europeus ontem, o governo de sua Majestade decidiu reconhecer a Coligação Nacional das Forças Revolucionárias e de Oposição Sírias como o único representante legítimo do povo sírio", declarou perante os deputados reunidos na Câmara dos Comuns.

O chefe da diplomacia britânica ressaltou que este apoio, que negará espaço aos grupos extremistas, é de interesse não apenas da Síria, mas da região e também do Reino Unido.

Hague afirmou que este reconhecimento se traduzirá em um "aumento do apoio prático" e incluirá "convidá-los a nomear um representante político perante o Reino Unido".

Antes do Reino Unido, apenas a França havia reconhecido na semana passada a coligação opositora como "único representante legítimo do povo sírio" e anunciou posteriormente que acolheria um embaixador em Paris.