Não haverá revolução na Rússia, diz conselho de segurança russo

Não haverá revolução na Rússia, diz conselho de segurança russo

As forças de segurança russas impediriam qualquer tentativa da oposição de organizar, com ajuda estrangeira, uma revolução na Rússia, declarou nesta terça-feira o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev.

"Não damos condições para uma 'revolução de cores' na Rússia, e não permitiremos que um roteiro como este seja escrito no nosso país", declarou Patrushev em entrevista ao diário popular Komsomolskaia Pravda.

Ele se referia à "Revolução das Rosas" da Geórgia em 2003 e à "Revolução Laranja" da Ucrânia em 2004, dois movimentos de contestação popular que levaram ao poder governos favoráveis ao ocidente nas ex-repúblicas soviéticas.

Estas "revoluções são importadas do exterior e o roteiro cuidadosamente afinado por especialistas ocidentais", afirmou Patrushev, um ex-diretor do FSB (ex KGB).

Ele acusou também a oposição russa, que organiza regularmente manifestações de protesto contra o presidente Vladimir Putin, de "minar a situação política do país" em prol de "organizadores estrangeiros".

Patrushev saiu em defesa das recentes leis que castigam duramente a participação nas manifestações não autorizadas e qualificou de "agentes do exterior" às ONG que recebem fundos de outros países.

"São medidas necessárias com o objetivo de manter a estabilidade" e "garantir a segurança da população russa", completou.

O Kremlin acusou diversas vezes à oposição de receber dinheiro estrangeiro.