Incidentes em Belfast deixam nove policiais feridos e 18 detidos

Incidentes em Belfast deixam nove policiais feridos e 18 detidos

Nove policiais ficaram feridos e 18 pessoas foram detidas após incidentes violentos ocorridos na madrugada deste sábado em Belfast, Irlanda do Norte, segundo um balanço divulgado pela polícia local.

Cerca de 300 manifestantes lançaram fogos, tijolos e coquetéis Molotov contra a policiais no leste da cidade, durante uma manifestação contra a decisão do município de não hastear permanentemente a bandeira britânica, informou a polícia.

Na noite da última quinta-feira, um episódio de violência parecido deixou 10 feridos entre as forças de segurança, segundo a mesma fonte.

O premier da Irlanda do Norte, Peter Robinson, do Partido Unionista Democrático (DUP, protestante), considerou a violência "injustificável" e "vergonhosa".

"Os responsáveis prejudicam gravemente a causa que pretendem defender, e são manipulados pelos grupos dissidentes que buscam aproveitar as menores oportunidades para fazer suas aspirações terroristas avançarem", afirmou.

No último dia 3 de dezembro, o conselho municipal de Belfast, capital da província britânica da Irlanda do Norte, decidiu não hastear permanentemente a bandeira britânica na prefeitura. A decisão motivou a violência dos grupos protestantes, que defendem a união da Irlanda do Norte ao Reino Unido.

A Irlanda do Norte viveu 30 anos de violência entre protestantes unionistas e republicanos católicos partidários da unificação com a Irlanda, que deixaram 3.500 mortos.

Apesar do acordo de paz de 1998, que establece a divisão de poder entre católicos e protestantes, incidentes esporádicos ainda são registrados naquela província.