Neve fecha aeroporto de Frankfurt e paralisa transportes no noroeste da Europa

Neve fecha aeroporto de Frankfurt e paralisa transportes no noroeste da Europa

A queda de neve registada na madrugada e manhã desta terça-feira na zona noroeste da Europa levou ao encerramento do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e à suspensão dos comboios Eurostar que ligam França ao Reino Unido.

Aquele que é o terceiro aeroporto da Europa está encerrado desde as 11h20 locais. Pouco depois, a direcção do aeroporto confirmava que 213 voos iriam ser cancelados. Stefan Schulte, porta-voz da empresa, avançou mais tarde, à BBC, que os voos deveriam ser retomados pelas 12h30 mas a situação continuava por regularizar esta tarde.

Além da região de Frankfurt, também Berlim foi afectada pela queda de neve, que chegou a atingir os 12 centímetros de altura. Na capital alemã, as autoridades confirmaram o registo de vários acidentes de viação e de perturbações nos transportes.

Devido às mesmas condições meteorológicas, consideradas excepcionais para a altura do ano, a circulação dos comboios Eurostar foi interrompida. Em comunicado, a transportadora, citada pela AFP, confirmou que a circulação “foi suspensa até nova ordem”, devido ao mau tempo verificado no norte de França e na Bélgica e com uma parte da linha ferroviária de alta velocidade francesa encerrada.

Em França, a neve provocou toda a manhã perturbações nos transportes, principalmente na região de Paris, com os caminhos de ferro (SNCF) a aconselhar os passageiros a procurarem alternativas para chegarem à capital francesa. O conselho foi considerado tardio pela associação de utentes que acusou a SNCF de “ineficiência”. Apesar da forte queda de neve, a AFP indica que os aeroportos de Orly e Roissy continuaram abertos mas houve uma redução de voos entre 20% a 25%. Por outro lado, no aeroporto de Beauvais, a 60 quilómetros de Paris, que recebe aviões de companhias “low-cost”, e no de Lille, todos os voos foram anulados.

Ainda devido à neve, mais de 80 mil casas estão sem electricidade na região nordeste de França, segundo dados do operador ERDF.

Na zona da Mancha, a neve atingiu inicialmente os 50 centímetros de altura mas nas últimas horas esse nível triplicou, indica a AFP.

No sul de Inglaterra, as ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas foram fortemente perturbadas devido à neve e gelo. O mau tempo levou ao corte do trânsito na auto-estrada M23 na zona de Sussex e na A23 em Kent o que obrigou os automobilistas a abandonarem as suas viaturas no local.

O aeroporto de Jersey foi encerrado, afectando as ligações com destino ao aeroporto londrino de Gatwick.

Na Bélgica, as dificuldades que se registaram foram semelhantes às verificadas em Inglaterra, França e Alemanha. Mais de 1600 quilómetros de filas de trânsito foram confirmadas pelas 7h, contra os habituais 200 quilómetros diários, nas principais estradas do país. As ligações ferroviárias e por autocarro foram também afectadas. Os comboios entre Paris e Bruxelas foram entretanto suspensos. As ligações aéreas estão a ser feitas com atraso, tendo alguns aviões com destino à capital belga sido desviados para Ostend ou Amesterdão.