Cheias já fizeram 50 mortos na Sérvia

Cheias já fizeram 50 mortos na Sérvia

O balanço oficial das vítimas das cheias na Sérvia continua a aumentar havendo, nesta altura, 50 mortos confirmados

As cheias causaram ainda 24 mil deslocados, mas as autoridades admitem que o balanço ainda vai aumentar.

O cônsul da sérvia no Porto, Simão Matos, refere à Renascença que há risco de cheias na capital, Belgrado, e muita preocupação com as pessoas que tiveram de abandonar as suas casas: “Neste momento já são mais de 24 mil deslocados nas localidades mais atingidas. O problema é que apesar de ter diminuído a precipitação, o curso do Rio Sava ainda não desceu e à medida que vai em direcção a Belgrado é provável que ocorram cheias ao longo de todo o curso do Rio Sava”.

O consulado honorário da Sérvia no Porto decidiu lançar uma campanha de solidariedade, para ajudar as vítimas das cheias. O cônsul Simão Matos indica os produtos necessários: “O que é mais necessário neste momento é roupa de cama, fraldas para crianças e adultos, meias, roupa interior, roupa infantil, lanternas, baterias para lanternas, produtos para higiene, papel higiénico, toalhas de papel, escovas e pastas de dentes”.

Os donativos devem ser enviados ou entregues no consulado honorário da Sérvia, na cidade do Porto, de onde será encaminhada para a Cruz Vermelha da Sérvia, que está a apoiar os milhares de deslocados, das piores cheias dos últimos 120 anos naquele país dos Balcãs.

O consulado no Porto encontra-se na Rua do Lidador, 433.