Juncker perde gás na corrida à Comissão Europeia

Juncker perde gás na corrida à Comissão Europeia

Reino Unido e Alemanha juntos para manifestar oposição à nomeação do candidato do Partido Popular Europeu.

O primeiro-ministro britânico e a chanceler alemã vão reunir-se esta segunda-feira para  manifestar a sua posição à nomeação de Jean-Claude Juncker para presidente da Comissão Europeia.

De acordo com a notícia avançada por meios de comunicação britânicos, o encontro entre David Cameron e Angela Merkel vai contar com a participação  e outros líderes europeus.

O primeiro-ministro britânico rejeita a nomeação de Juncker, candidato do partido vencedor das eleições europeias, o Partido Popular Europeu, por considerá-lo um representante da "velha guarda" comunitária.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, considerou disse este domingo à BBC que há "outros candidatos com talento" para o cargo e que a União Europeia "não pode continuar como até agora" e eleger "a pessoa errada".

Numa reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, a 27 de Maio, o primeiro-ministro português manifestou o seu apoio a Jean-Claude Juncker.

Pedro Passos Coelho foi mesmo dos poucos a manifestar-se abertamente contra uma solução que deixe de fora os nomes avançados pelo Parlamento.

“Se depois de todas as grandes famílias europeias terem apresentado o seu candidato, acabar a escolha por recair num outro que não foi proposto por ninguém, não seria um bom sinal e, portanto, não creio que seja o caminho desejável. É possível, pode acontecer, mas não creio que seja desejável”, disse Passos Coelho aos jornalistas.